Ao integrar o programa, o Colégio Paraíso entra em uma seleta comunidade, ao redor do mundo, que busca proporcionar novas tecnologias e recursos na formação de professores e alunos. A proposta visa desenvolver as competências e habilidades exigidas para o século XXI, o aluno é levado a ter pensamento crítico e desenvolver sua capacidade cognitiva e socioemocional através de treinamento e suporte com o uso de ferramentas de tecnologia educacional.
O projeto está alinhado ao novo momento do Colégio, que visa melhorar o processo de ensino-aprendizagem por meio de ferramentas tecnológicas. A inserção do Microsoft Education irá auxiliar, de maneira robusta, a formação dos alunos e a atuação dos docentes. Como parte de uma nova estrutura educacional de transformação digital, vimos como importante para o futuro de nossos discentes, no mercado de trabalho, as competências que serão desenvolvidas pelo programa e a certificação obtida através de uma empresa com reconhecimento mundial.
Durante a assinatura do contrato com a Microsoft, António Fiúza – CEO do Grupo Lusófona Brasil – enalteceu a importância da parceria para o Grupo, que hoje extravasa as fronteiras de Portugal e leva educação de qualidade a diversos lugares do mundo, com iniciativas de ensino em países de língua portuguesa como Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique.
A parceria com uma empresa do porte da Microsoft é parte de uma série de investimentos para que o Colégio Paraíso seja referência em educação em nosso país. Sem medir esforços buscamos o que o mercado tem de melhor, as mudanças já vem acontecendo desde a infraestrutura dos prédios, quadras, ginásio, piscina, estação natureza, etc. até o corpo de funcionários, direção e coordenação pedagógica da unidade.
Entre as novidades implementadas pelo projeto está o programa MINECRAFT EDUCATION, com a proposta pedagógica de trazer diversas funcionalidades e maneiras criativas para o professor envolver seus alunos através do jogo.
O Minecraft Education Edition é uma ferramenta interessante para aproximar o aluno da aprendizagem em sala de aula. Com ela os professores poderão aproveitar as possibilidades que o game oferece para tornar as aulas mais divertidas e lúdicas, estimulando o aprendizado e a criatividade, além de proporcionar habilidades importantes como autonomia e contato com a tecnologia, ainda conta com a vantagem de já ser conhecido entre os jovens.
Pontuamos aqui algumas vantagens que são destaques no programa:
- DESENVOLVER A CRIATIVIDADE
No Minecraft Education Edition, o jogador pode usar suas habilidades para construir de casinhas simples a grandes impérios, o que abre um gigantesco leque de possibilidades e faz com que a imaginação esteja sempre trabalhando. Tudo isso em um ambiente digital que permite as mais variadas criações, uma combinação perfeita para deixar a criatividade correr solta. - EXERCITAR A CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO E DE TOMADA DE DECISÕES
Ao mesmo tempo em que o jogo proporciona muita liberdade, é preciso fazer escolhas para montar o mundo da maneira desejada. Todo o terreno disponível pode ser destruído e gerar ferramentas para que se construa outras coisas, então é necessário que o jogador se organize para chegar no resultado que deseja.
O jogo também conta com a presença de “monstros” capazes de destruir aquilo que foi construído, por isso o aluno é estimulado a se planejar para criar um ambiente seguro. - CRIAR NOÇÃO DE ESPAÇO
Assim como no lego, a montagem dos blocos exige uma constante busca pela distribuição adequada das peças. Saber quantos blocos utilizar para um determinado objeto, o tamanho ideal da fortaleza que precisa proteger a vila montada, são exemplos de decisões que, quando praticadas, auxiliam na noção espacial. - PROMOVER CONHECIMENTO HISTÓRICO
Uma prática e motivadora maneira de utilizar o Minecraft Education Edition é reproduzindo algumas construções históricas, como castelos e monumentos. Imagine o quanto seria interessante dividir uma turma em grupos e oferecer uma determinada época a cada um, para que a recriem no jogo. A partir daí surgiria uma pesquisa e debate interessantes sobre toda a estrutura e organização dos períodos. - ESTIMULAR O INTERESSE AMBIENTAL
A cada novo jogo iniciado no Minecraft Education Edition, um novo bioma pode ser simulado. Florestas, desertos, montanhas, cada área é uma oportunidade de fazer com que o aluno conheça melhor as características de relevo, clima, flora e fauna, além das diferenças entre elas. Um projeto nesse sentido é uma maneira de levantar a discussão sobre ecossistema e consciência ambiental. - APRESENTAR CONCEITOS DE PROGRAMAÇÃO
É possível a construção de sistemas eletrônicos complexos para automação de ações no jogo. Isso permite desde a abertura de uma porta até a coleta ou criação de determinado material necessário para progressão no jogo. Em casos mais extremos é possível criar um computador virtual 100% operacional. Com isso é desenvolvido conceitos básicos de lógica através da relação de ação e reação dos circuitos construídos.
Utilizar o Minecraft na educação é um excelente recurso. Com ele fica muito mais fácil de trabalhar questões importantes, utilizando a mesma linguagem dos alunos.
O projeto começa a ser implantado e tem seu início para o ano letivo de 2020. Este mês inicia-se a sala MINECRAFT para programação. A escola do futuro chegou e para esta nova geração, que já nasceu digital e não conhece o mundo sem conexão, o Colégio Paraíso de São Paulo traz o que há de melhor e mais moderno no mundo! A Microsoft é nossa parceira e vem muito mais por aí!


























